marcelomilagres
Sequelas da COVID-19

Embora a maioria da população afetada pela Covid-19 esteja curada da doença, é essencial estar ciente das possíveis consequências que a doença pode ter deixado em nosso organismo.
Por mais que os casos graves de UTI tenham afetado ainda mais o organismo, os episódios leves da doença também deixaram marcas e sequelas no corpo.
Os novos problemas de saúde causados após a fase aguda da Covid-19 manifestam-se dentro de algumas semanas ou meses após a infecção. Essas complicações podem ser diagnosticadas devido às consequências nos pulmões, coração e cérebro, independente da gravidade da doença.
Estudos mostram que até 80% das pessoas recuperadas apresentam pelo menos um sintoma em até 4 meses após o término da infecção, ou seja, é necessário estar atento às sequelas mesmo curadas.
Em alguns casos, o acompanhamento médico é feito mesmo após a fase aguda e emergencial da doença. Ainda que tenham se passado meses desde a cura da doença, os pacientes são submetidos a exames periódicos para monitoramento, principalmente aqueles que necessitam de UTI na internação hospitalar.
Alguns dos principais sintomas manifestados pós-covid considerados como as possíveis sequelas da doença:
- Tontura;
- Queda de cabelo;
- Dor de cabeça;
- Perda de olfato/paladar;
- Falta de ar;
- Fadiga;
- Dores musculares.
Compartilhe também com seus amigos!