• marcelomilagres

Por que os homens precisam cuidar mais da saúde?


Quando o assunto é saúde, os homens são bem mais negligentes em relação às mulheres. Vivem em média, 7 anos menos que as mulheres. Com a pandemia de Covid-19 a situação piorou bastante.


Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia mostrou que mais de 50% dos entrevistados acima de 40 anos deixaram de consultar devido à pandemia.


Em outra pesquisa realizada nos Estados Unidos com 2.000 homens, 63% relatou que só procuram ajuda médica em último caso.


Existe uma resistência natural do homem devido ao mito de que uma doença significa fragilidade. Por isso é tão comum que procurem ajuda somente pela pressão da esposa ou filha. Medo de doença grave e ansiedade também são fatores emocionais que impedem uma assistência adequada à saúde. Daí a importância do incentivo da esposa e familiares, homens em relacionamento parecem ter menos resistência à saúde preventiva.


Outro ponto importante é a falta de informação. Apenas 1/3 dos homens conhecem os impactos da pressão alta ou da glicose alta na saúde. Menos ainda conhece os efeitos do sódio, de uma dieta não saudável ou a importância do acompanhamento da próstata.


Cuidar da saúde de forma preventiva é a melhor forma de viver muito e viver bem. O diagnóstico precoce de qualquer doença aumenta muito as chances de cura com procedimentos mais simples.


Por isso é tão importante procurar um médico regularmente e realizar os exames necessários.



1 visualização0 comentário